Como colocar o mise en place em prática
Na temporada “Iniciando na Cozinha” exibida no Instagram e no Youtube, o projeto “Nutrição é na Cozinha!” lançou o episódio sobre mise en place explicando como fazê-lo e apresentando suas vantagens. Também falaremos aqui sobre esse tema.
“Mise en place” é um termo francês que significa “colocar em ordem”, dessa forma é utilizado na cozinha para organizar ingredientes, utensílios e até mesmo o ambiente antes da preparação das receitas. Executando essa etapa, que corresponde ao pré-preparo da receita, cozinhar se torna mais fácil e menos estressante para quem está iniciando na cozinha ou até mesmo para os mais experientes (inclusive para os distraídos). Com ingredientes já medidos, utensílios separados e equipamentos por perto, não será necessário parar no meio da execução da receita para procurar o leite na geladeira, abrir o armário em busca do arroz ou até ir no mercado porque faltou o fermento. Quando o pré-preparo é bem feito a sua atenção pode permanecer focada durante o preparo, aprendendo técnicas e desenvolvendo as suas habilidades.
Conduzindo o mise en place, é possível certificar-se de que todos os ingredientes necessários para a receita estão disponíveis (afinal, é muito frustrante chegar a metade da receita ver que falta algo), além disso também otimiza o tempo de preparo sem se atrapalhar na elaboração da receita.
É importante que ao escolher um prato ou refeição para cozinhar, a receita seja lida por completa, inicialmente observando os ingredientes e verificando se eles estão disponíveis no momento e nas quantidades solicitadas. Seguindo para o modo de preparo, deve-se notar quais equipamentos são necessários (forno, fogão, batedeira, liquidificador ou outros) e também quais os utensílios que serão utilizados (colheres, vasilha, assadeira, panela, medidores, etc). Possuindo tudo e entendendo as técnicas de preparo, pode-se considerar que é possível realizar a receita. Mesmo no caso em que se faça uma receita já “decorada”, é recomendado que se faça o processo mental de relembrar todos os ingredientes e utensílios necessários para evitar imprevistos durante o preparo.
Tudo deve ser disposto sobre uma mesa, bancada ou pia limpa para que se possa começar a organização. O primeiro passo é a separação de acordo com a quantidade, que pode ser feita por peso, medidas com utensílios caseiros ou com medidores padrão. Além das quantidades, a lista de ingredientes descreve como ele deve ser utilizado (descascado, picado, ralado, espremido, cozido, em temperatura ambiente, gelado, morno). Nessa etapa o alimento deve ser manipulado para ficar de acordo com o descrito na receita. É importante ressaltar que a temperatura ambiente pode variar muito entre as regiões do país e as estações do ano, mas de forma geral diz respeito à temperatura de um ambiente fresco, arejado e ao abrigo de luzes que emitem calor (como o sol).
Após fazer os procedimentos necessários pode-se reservar e organizar os ingredientes na ordem em que serão utilizados na preparação da receita.
Assim como os equipamentos, os utensílios também devem estar regulados, limpos e higienizados para evitar contaminações e perdas durante a execução da receita.
Na maioria das receitas de assados, pede-se que o forno esteja pré-aquecido para receber o alimento. Porém, essa informação só aparece no final do modo de preparo, quando muitas vezes já é tarde demais e a preparação precisa “ficar esperando” o forno aquecer. Sabendo disso, ler a receita com atenção antes de executá-la e até a última linha, se torna ainda mais importante para deixar tudo en place (no lugar, em ordem).
Esperamos que o conteúdo exibido nesta matéria e no episódio seja bem aproveitado por você nesse processo de iniciação na cozinha ou aperfeiçoamento de habilidades culinárias. Esse e outros vídeos do projeto “Nutrição é na cozinha!” estão disponíveis no nosso Instagram ou no Canal do Youtube.
Para testar o seu conhecimento culinário, fique ainda atento às enquetes que lançamos no instagram após cada episódio!