O que são “Habilidades Culinárias”?

28/07/2020 14:52

Como você já sabe, nosso projeto trata sobre Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável na Universidade. Antes de tudo, é importante você entender o que são “Habilidades Culinárias“. Para isso, preparamos um material especial para você.

Habilidade Culinária” é a confiança e a atitude para aplicar os conhecimentos individuais na execução das tarefas culinárias. Essas tarefas envolvem desde o planejamento das refeições e das compras até o preparo dos diferentes tipos de alimentos. Os alimentos utilizados nesse preparo envolvem os chamados  “in natura” ou “minimamente processados”, que são aqueles alimentos frescos ou crus, como legumes e verduras, por exemplo. Também incluem os chamados de alimentos “processados” e “ultraprocessados”, os quais já passaram por transformações  industriais em diferentes graus. Por exemplo, o uso de milho em conserva, de molho de tomate pronto, de caldos como temperos prontos, steak de frango, dentre outros, para preparar as refeições.

As habilidades culinárias dependem tanto dos fatores relacionados aos alimentos quanto dos fatores pessoais. Os fatores relacionados aos alimentos referem-se ao uso de diferentes tipos técnicas culináriasalimentos e utensílios. Por exemplo, para você fazer um bolo, são necessários técnicas culinárias (como assar no forno, por exemplo), alimentos (como farinha, fermento e açúcar), bem como utensílios (como fouet e o bowl para misturar os ingredientes e a forma para assá-lo).

Já os fatores pessoais englobam a confiança e o interesse do indivíduo em desempenhar as tarefas na cozinha, a frequência em que prepara suas refeições em casa e seu conhecimento sobre técnicas culinárias, alimentos e utensílios. Por exemplo, para fazer o mesmo bolo citado é preciso que você goste ou tenha interesse em prepará-lo, como também confiança em seguir a receita e reproduzi-la com frequência, por exemplo.  Além disso, é preciso que você tenha conhecimento que pode ser sobre como misturar os ingredientes, quais utensílios  e de tamanhos corretos utilizar e sobre como assar no forno (como, noção do tempo e da temperatura).

Suas habilidades culinárias podem, assim se apresentar em diferentes níveis!
Se você quiser saber mais sobre esse tema de “Habilidades Culinárias”, sugerimos a leitura do artigo “O conceito de habilidades culinárias. uma revisão com contribuições ao debate científico.” da professora Manuela Mika Jomori e colaboradores (2018). Nele você vai encontrar o conceito de maneira mais detalhada. Para dúvidas você pode nos contatar por e-mail (nutricaoenacozinha@gmail.com). Não deixe de nos acompanhar no nosso Instagram para ficar atento às novidades.

Tags: alimentação saudávelconceitoscozinhahabilidades culináriasnutriçãonutriçao e na cozinhatecnicas culinariasuniversitarios